A "Troika" e o Futebol Associativo!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A "Troika" e o Futebol Associativo!

Mensagem  Rabelo em Dom 31 Jul - 16:43

Neste longo defeso (quase 4 meses) no Futebol Distrital, e num período em que Portugal vive de forma depressiva, é o FMI, foram as eleições legislativas, os permanentes cortes do Rating da República feita pelos "abutres" Americanos, e este facto acabou por criar um clima de unidade Nacional, tão importante neste momento conturbado a nível político, económico e social. Não, não é a primeira vez que o "Papão" FMI "governa" Portugal, já em 1977 e 1984, estiveram por cá, e então também com medidas anti-populares, porém, nestes 2 momentos críticos, soubemos passar o "Cabo das Tormentas", e iremos concerteza no futuro dobrar o "Cabo da Boa Esperança", eu acredito"!

Bom, surgem ou devem surgir, momentos reflexivos sobre o Desporto Associativo, e particularmente sobre o Futebol neste Distrito, neste contexto actual. É urgente e premente haver reuniões da seguinte "Troika", Responsaveis Autárquicos, Dirigentes do Futebol desta Associação e os Dirigentes dos clubes deste Distrito.

Como sabemos, as Autarquias vão sofrer cortes orçamentais brutais, e deverão ser fundamentalmente um Ministério de Solidariedade Social, como tal, os subsídios atribuidos às Associações Desportivas/Culturais, vão ser drásticamente reduzidos, os transportes cedidos gratuitamente pelas Autarquias, irão também sofrer restrições, e relembro que alguns Concelhos deste Distrito não aproveitaram Fundos Comunitários, e não dotaram os seus Concelhos de Infraestruturas Desportivas, no mínimo um relvado sintético, agora, será tarde. Entretanto a A24 irá ser Portajada, via esse onde circulam centenas de atletas e equipas, em deslocações para treinos e jogos, e isso óbviamente irá implicar mais custos.

E a Associação de Futebol de Vila Real, como se comportará face a estas dificuldades? As inscrições dos atletas vão continuar dispendiosas, como se queixam a maioria dos Clubes? E as despesas com a organização de jogos? As taxas cobradas pela AFVR aos seus Clubes associados, são bem mais onerosas, comparativamente com as praticadas na AF de Viseu. Bem, o que não podem é jamais descurar o fomento do Futebol Juvenil.

E os Clubes deste Distrito, e respectivos dirigentes? Pelas poucas notícias que vão surgindo, há já muitas dificuldades em formarem Corpos Directivos. Bom, porém já havia avisado em anteriores intervenções para os perigos futuros, quando todos vimos alguns Dirigentes e Autarquias mais "aventureiros", a praticarem Subsídios/salários proibitivos para uma realidade Distrital, e ignoraram literalmente o Futebol Juvenil. Mas ele há bons exemplos contrários, e quem "semeou" a Formação ontem, hoje terá provavelmente uma vida menos difícil, o Abambres por exemplo, não será alvo de "ataques terroristas" num futuro recente.

E agora com os cortes dos Subsídios Autárquicos, com as dificuldades do tecido comercial, com o praticamente inexistente tecido industrial, qual a solução? Trabalho, Criatividade, e o Voluntarismo, é a velha receita para esses anónimos e corajosos "carolas", fazerem sobreviver o Associativismo. Voltar ao tempo do "Amor á camisola"? Talvez! Mas nada será como num passado recente, os atletas irão ser privados de Subsídios (serão mesmo subsídios?) de 400/500 Euros mensais, e essa perfeita loucura, atletas Profissionais num Campeonato Distrital? Isso é esquizofrenia.

Caros amigos, hoje, contenção oblige, ele há prioridades "Prioritárias" na componente Económica e Social ...
avatar
Rabelo

Mensagens : 75
Data de inscrição : 14/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A "Troika" e o Futebol Associativo!

Mensagem  Admin em Seg 29 Ago - 9:05

Caro Rabelo,

Gostaria de colaborar assiduamente com o Desportivo Transmontano na elaboração de textos de opinião?

Cumps,

o Director
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 48
Data de inscrição : 15/03/2010
Localização : Vila Real

Ver perfil do usuário http://rca-desporto.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A "Troika" e o Futebol Associativo!

Mensagem  Rabelo em Seg 29 Ago - 17:12

Caro Director do Desportivo Transmontano,

É com todo o gosto que poderei prestar a minha modesta colaboração. Mas sem prazos, ou deadlines, quando estiver, como hoje, com insónia da insolação "lunar", poderei "escrevinhar" meia duzia de linhas.

Cump´s
avatar
Rabelo

Mensagens : 75
Data de inscrição : 14/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A "Troika" e o Futebol Associativo!

Mensagem  Admin em Ter 30 Ago - 1:27

Obrigado pela disponibilidade.
Quando assim entender, envie o seu artigo para geral@desportivotransmontano.com. Ficamos à espera.

Cumps
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 48
Data de inscrição : 15/03/2010
Localização : Vila Real

Ver perfil do usuário http://rca-desporto.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A "Troika" e o Futebol Associativo!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum